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Entenda como o TRE-SP atua para que eventual falta de energia não atrapalhe a eleição

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) desenvolve uma série de ações preventivas e de contingência para assegurar o fornecimento de energia em suas unidades e locais de votação durante o período eleitoral. Uma plano específico para as Eleições 2024 é implementado em parceria com as concessionárias de energia elétrica responsáveis pela distribuição em diferentes regiões do estado para que, em caso de interrupção do fornecimento em alguma localidade, o serviço seja restabelecido rapidamente e não prejudique os trabalhos da eleição.O plano abrange os prédios da sede do Tribunal, no centro da capital, os 393 cartórios eleitorais do estado, além de todos os locais de votação no dia do pleito. A equipe da engenharia do TRE-SP mantém contato direto com as empresas desde o mês de maio, quando o cadastro eleitoral é fechado e os cartórios eleitorais recebem um grande afluxo de pessoas para a regularização da situação eleitoral, até a diplomação dos eleitos em dezembro. São informados às concessionárias os pontos de atenção, isto é, aqueles que estão relacionados com etapas da realização da eleição e que portanto não podem sofrer interrupção no fornecimento. Desligamentos programados são evitados ou, se forem inadiáveis, ações de contingência, como a instalação de geradores, são executadas.  Segundo o chefe da Seção de Engenharia (Seeng), Fernando Ortiz Martinz, em caso de chuva, ventos fortes, queda de árvores e acidentes que danifiquem a rede elétrica, há medidas programadas. “A ideia é sempre agilizar o restabelecimento da energia se ocorrerem esses eventos imprevisíveis para que a eleição transcorra sem maiores transtornos”, afirma o servidor.Uma das principais iniciativas para as Eleições 2024 foi o levantamento pelas zonas eleitorais do número de instalação (ou número da unidade consumidora) de cada um de seus locais de votação. De acordo com o chefe da engenharia, este ano a Justiça Eleitoral Paulista fez um esforço para mapear todos os 10.976 locais de votação com os respectivos números de instalação. “Quando é aberto um chamado na concessionária, essa é a informação mais útil que podemos passar para que eles identifiquem rapidamente o local exato da ocorrência”, explica Fernando Martinz. Esse cadastro, compartilhado com as concessionárias, foi feito por meio de um sistema desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal e disponibilizado aos cartórios para que as unidades o alimentassem com o número de instalação dos locais de votação. Com isso, as empresas têm um controle dos “locais de emergência”, nos quais não pode faltar energia, e devem dar prioridade alta no caso de necessidade de restabelecimento na véspera e no dia da eleição.  Há também, nos dias que antecedem o pleito, um monitoramento da previsão do tempo para o domingo, a fim de que tanto as empresas como a engenharia do Tribunal adequem sua força de trabalho disponível conforme a probabilidade de eventos climáticos que possam causar queda de energia.   No fim de semana da eleição, servidores da engenharia e profissionais das concessionárias fazem plantão na sede do TRE-SP para atender aos chamados dos cartórios eleitorais e resolvê-los. Os prédios da sede do Tribunal, bem como o Centro Cultural São Paulo e a faculdade Unip — Campus Paraíso, os dois locais onde é realizado o Teste de Integridade, recebem geradores cedidos pela concessionária Enel para suprir uma eventual falta de energia, de modo a não haver prejuízo aos trabalhos.  Vale lembrar que as urnas eletrônicas contam com baterias que permitem o funcionamento da máquina por cerca de 12 horas. Portanto, mesmo na hipótese de falta de energia em algum local, a votação não é interrompida. imprensa@tre-sp.jus.br
05/10/2024 (00:00)
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